segunda-feira, 12 de julho de 2010

Perca peso comendo!

Foi-se o tempo em que emagrecer, era sinal de passar fome!

Este pensamento arcaico de que é necessário se privar dos bons alimentos, ingerir pouquíssimas calorias ou pular refeições para emagrecer, começou principalmente com a divulgação da mídia de dietas da moda e idolatria aos corpos magérrimos das top models e artistas de tv. A princípio a idéia faz sentido: Menos calorias e refeições = Menos peso corporal.

Porém, o que muita gente não sabe é que, quando o organismo tem pouco substrato (alimento) para manter suas funções, ele tende a armazenar tudo o que é consumido para uma possível "estiagem". Então, o que era para ajudar a reduzir o peso corporal, acaba ajudando a aumentar o acúmulo de gordura. Sem contar que, ao pular refeições, o indivíduo fica mais sucessível a passar dos limites nas refeições seguintes.

Além disso privar-se dos alimentos é um erro, pois muitos deles podem ter ação importante no processo de emagrecimento, ajudando a acelerar o metabolismo na queima de gordura corporal. Ainda não há comprovação científica de que alguns dos alimentos que citarei abaixo tenham efeito termogênico (ação térmica, acelerando o metabolismo da queima de gordura), porém muitos estudos estão sendo realizados para este fim.

Vou dar 3 dicas importantíssimas para quem pensa em reduzir as medidas corporais:
1ª - Praticar atividade física regularmente;
2ª - Fazer de 5 a 7 refeições diárias (pequenas porções);
3ª - Incluir na alimentação os seguintes alimentos:


Pimenta Caiena (pimenta vermelha)

Um estudo realizado no Instituto Politécnico de Oxford (EUA) mostrou que a Pimenta Caiena, aumenta o metabolismo em 20%. Este mesmo estudo evidenciou ainda a sua propriedade de retirar gorduras das artérias. Para conseguir este resultado basta ingerir 3 a 4g ao dia do tempero, que pode ser acrescentado a saladas, molhos, carnes e outras preparações. Além disso, a pimenta é uma excelente fonte de vitaminas A, B6, C, K e manganês.

Gengibre

Considerada a "raiz que queima gordura", pode acelerar o metabolismo em até 20%. Além de ter ação importante na digestão, reduz náuseas e azias, alivia dores na garganta e é considerado um alimento antiinflamatório. A dose indicada é de pelo menos 5 cm de raiz, divididas em 3 tomadas diárias. O gengibre pode ser ingerido na forma de chás, em pó acrescentado a sucos e bebidas ou como tempero principalmente de aves.

Canela
Além de ser considerada um alimento termogênico, estudos norte-americanos indicam que a canela tem ação semelhante a insulina, auxiliando a reduzir a quantidade de açúcar no sangue. A canela também tem uma boa quantidade de ferro, cálcio e fósforo. Um quarto de colher de sobremesa (+- 1,5g) de canela ao dia é suficiente para obter bons resultados. Ela pode ser polvilhada sobre frutas, adicionada a sucos ou chás e preparações doces e salgadas.

Pêra

É rica em fibras (possui quase o dobro de fibras da maçã) que além de auxiliar no bom funcionamento do trato intestinal, se adicionada as refeições dá a sensação de saciedade, reduzindo a fome em determinados períodos e evitando as beliscadas entre refeições. A fruta deve ser consumida com casca, 40 min a 1 hora antes das principais refeições.

Chá Verde

Já falei sobre este chá outras vezes, ele é antioxidante, previne o envelhecimento celular e o melhor de tudo, ajuda a queimar as gordurinhas. Só deve ser evitado por hipertensos e pessoas com úlceras gástricas, pois pode agredir a parede estomacal. Apenas 500ml do chá ao dia auxiliam na obtenção de bons resultados no processo de emagrecimento.

Frutas Secas e Oleaginosas

Como disse no post anterior, as frutas secas e oleaginosas possuem inúmeros benefícios ao organismo, e um deles é auxiliar o emagrecimento. Além de serem ricas em fibras e melhorarem o trânsito intestinal, estas frutas ajudam a reduzir a gordura corporal, eliminando toxinas e reduzindo as taxas de colesterol sanguíneo.

Alho Poró

É rico em fibras, considerado diurético pois previne a retenção de líquidos e ajuda a reduzir a ansiedade. O alimento também melhora a digestão e é considerado um alimento antiinflamatório. Pode ser adicionado a sucos e preparações. Cerca de 3 a 5 cm de alho poró ao dia bastam para promover benefícios a saúde e auxiliar no emagrecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário